Meu nome é Gerley Renato de Oliveira, tenho 42 anos, sou casado há 17 anos com a Ana Paula Justos e temos seis filhos. Fazemos parte do Caminho Neocatecumenal há mais de 20 anos e hoje vivemos nossa fé através desse itinerário de iniciação cristã na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Decanato Oeste.
Como disse São João Paulo II, o Caminho Neocatecumenal de formação católica é muito válido para os dias atuais.
Agradeço à virgem Maria por ter indicado e aberto também a mim essa porta para que pudesse entrar na Igreja e ser Igreja através dessa nova evangelização, pois mesmo vindo de uma família tradicionalmente católica, já na adolescência me encontrava à margem e fora da Igreja.
Nessa caminhada como leigo, pude reencontrar e redescobrir a alegria de ser cristão, de reviver e renovar passo a passo do batismo e experimentar o amor de Deus manifestado por Jesus Cristo, que morreu pelos meus pecados e que está Ressuscitado à direita do Pai. Após o anúncio do Kerigma e do chamado à conversão, fui convidado a fazer parte desse caminho que se faz através de três pilares: “Palavra de Deus”, vivida através de celebrações de temas bíblicos uma vez por semana; “liturgia”, vivida no sacramento, sobretudo na Eucaristia aos sábados, e a “vida em comunidade”, que se expressa em uma convivência em um domingo do mês.
Para que tudo isso possa ser um sinal visível da fé dando frutos de perdão, esperança, alegria, caridade e amor. Esse itinerário de vida cristã, o Caminho Neocatecumenal, tem mostrado os tesouros da nossa Igreja e tenho redescoberto a força da Vigília Pascal e o amor à Eucaristia vivida em pequena comunidade.
Temos a graça de educar nossos filhos na fé, sobretudo através das orações das Laudes, feitas em família a cada domingo. Um chamado a testemunhar e anunciar a todos esse amor de Deus que me sara na caminhada.
Na minha paróquia existem duas comunidades neocatecumenais, chamadas de 1ª e 2ª. Faço parte da primeira como responsável.
Esta comunidade tem mais tempo de caminhada na etapa Traditio, um tempo em que fazemos a celebração da Palavra todas às terças, participamos da Eucaristia todos os sábados, evangelizamos todas as quintas, de dois em dois nas casas em torno da paróquia, e um domingo no mês participamos da convivência, onde discutimos as coisas práticas da caminhada.
A segunda comunidade está no período do pré-catecumenato, vivenciando apenas a celebração da Palavra na quinta-feira, a Eucaristia no sábado e a convivência em apenas um domingo no mês. O Caminho Neocatecumenal, sendo um catecumenato, abraça e faz com que possamos viver o cristianismo em todas as dimensões humanas, seja social individual, comunitária, espiritual.
Sabendo que tudo se vive com Cristo, perdoando nossos pecados e nos dando sua graça a cada dia para continuarmos na caminhada.
Gerley Renato de Oliveira
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.